Submissão de trabalhos (prorrogado até 10/09/20)

  • NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS AO ABEC MEETING LIVE 2020

    As submissões de trabalhos técnicos/científicos para a Sessão de Comunicação Oral no ABEC Meeting Live 2020 poderão ser feitas até 30 de agosto de 2020.
    Cada autor ou coautor poderá assinar apenas uma proposta. E pelo menos um dos autores precisa estar regularmente inscrito no ABEC Meeting Live 2020.
    Os trabalhos devem ser inéditos e, se aprovados, serão disponibilizados no site da Abec Brasil em “Eventos”, “Anteriores”. As submissões devem compor-se de trabalhos contendo:

    • Título em português, inglês e espanhol
    • Resumo, abstract e resumen
    • Palavras-chave em português, inglês e espanhol
    • Corpo do texto de 3 até 5 páginas, incluindo as referências.

    O trabalho pode ser qualquer uma dentre as sete naturezas descritas abaixo:

    1. Experimental: estudo sistemático de causa e efeito para testar, confirmar ou refutar uma hipótese ou para descobrir um princípio desconhecido de reação ou interação;
    2. Histórica: relato de experiência, estudo de um período, revista científica etc., com objetivo de criar um registro do que já aconteceu e servir como um guia para a compreensão de acontecimentos futuros;
    3. Descritiva: estudos de condições, situações ou relações para descobrir ou analisar normas, metas, padrões e métodos;
    4. Documental: estudo de informação científica para determinar a natureza do seu conteúdo, sua localização ou sua utilidade entre estudiosos, com objetivo de prover aqueles que necessitam dessa informação;
    5. Estudo de caso: focalizando um “ambiente” específico (uma determinada instituição, periódico etc.) no qual determinado recurso (tecnológico, gerencial etc.) foi aplicado na tentativa de solucionar um desafio em particular, apresentando estratégias que levaram a soluções ou à exploração de novos aspectos e os resultados obtidos;
    6. Trabalho conceitual: apresentação de novos conceitos em editoração científica, descrição de um problema ou desafio, oferecendo sugestões para solução;
    7. Revisão sistemática de literatura: estudo de publicações pré-existentes acerca de temáticas no campo da editoração científica de natureza.

    Todos os trabalhos aprovados terão um DOI number atribuído.

    Os trabalhos podem ser enviados em português, inglês ou espanhol, seguindo as normas técnicas da ABNT. A cuidadosa correção ortográfica, bem como a normalização são de inteira responsabilidade dos autores. Após o envio, não será permitida a substituição do arquivo.

    O template para elaboração da submissão poderá ser baixado AQUI.

    Para efetivar a submissão é necessário realizar um cadastro (como autor) no link acima. Se já é cadastrado e não lembrar a senha, é possível solicitar nova senha clicando em “esqueci a senha”. Caso haja outras dúvidas ou problemas com o sistema de submissão, entrar em contato com o suporte técnico pelo e-mail: vice.diretoria@abecbrasil.org.br

    A avaliação dos trabalhos será feita de forma aberta, na qual autores e pareceristas são identificados, de modo a tornar o processo mais transparente e alinhado às tendências da Ciência Aberta. O resultado será apresentado até o dia 20 de setembro.

    Os trabalhos serão selecionados para ser apresentados na modalidade ‘pôster’ ou ‘oral’, a critério da comissão organizadora, de maneira on-line, nas sessões destinadas a apresentação de trabalhos de acordo com a programação do ABEC Meeting Live 2020. No caso de selecionado para apresentação oral, o(s) autore(s) terá(ão) cinco minutos, cronologicamente controlados, para explanação, seguido de dois minutos para perguntas. No caso da seleção para poster, estes ficarão disponíveis on-line com a disponibilização dos e-mail do/s autor/es para consulta pública e discussão.

    Todos os autores do trabalho receberão certificados eletrônicos, pela sua apresentação, caso pelo menos um realize a apresentação no horário previamente programado.