Minicurso ProCPC: Integridade e Ciência Aberta no processo editorial

    O objetivo deste minicurso é apresentar os desafios que o editor enfrenta para manter a integridade no processo editorial para a publicação de artigos em seu periódico e as melhores práticas para lidar com eles, visando atender também os princípios da Ciência Aberta. Para isso, tanto as Políticas editoriais devem descrever detalhadamente a linha de conduta do periódico frente às questões éticas e a aderência à Ciência Aberta, bem como a gestão do processo de avaliação deve refletir essa mesma postura de integridade e de atendimento ao que preconiza a Ciência Aberta. Assim, este minicurso será dividido em três partes, que abrangerá os seguintes tópicos:

    Parte I – Política editorial: considerações éticas e da Ciência Aberta – Silvia Galleti (IB-APTA/SAA; Abec)
    – Clara definição da postura do periódico quanto às questões éticas e da Ciência Aberta
    – Compromisso dos autores quanto a originalidade, ineditismo, ausência de fraude e/ou plágio
    – Procedimentos do periódico para avaliação do teor de similaridade (plágio)
    – Procedimento de correção e retratação de artigos publicados
    – Autores devem informar seus ORCID
    – Autores devem informar se o manuscrito foi depositado em plataforma de preprint
    – Autores devem informar (na submissão) endereço do depósito dos dados aberto da pesquisa
    – Definição de critérios de autoria e respectivas contribuições para o trabalho
    – Direitos autorais e licenças CC

    Parte II– Gestão do processo de avaliação dos manuscritos – Sigmar de Mello Rode (Unesp; Abec)
    – Desk review – Pontos fundamentais para admissão de uma submissão, preprints
    – Identificação de contribuição para base de conhecimento
    – Verificação de citação/autocitação
    – Conflito de interesse
    – Processo e tipos de peer review
    – Seleção do Editor Associado e pareceristas
    – Garantir que as avaliações sejam homogêneas
    – Critérios de desempate de avaliações divergentes

    Parte III – Discussão dos tópicos abordados